O pH do solo no jardim.

Os solos no Brasil são na maioria das vezes ácidos, geralmente com pH entre 4,5 e 5 isso ocorre pela baixa quantidade de calcário e excesso de alumínio. Mas o que isso significa?

A maioria das plantas se desenvolvem melhor em solos com pH entre 5,5 e 6,5. Quando o pH do solo está muito abaixo (ácido) de 7 ou a cima (alcalino) as plantas não absorvem bem os nutrientes existentes no solo, ou seja, não adianta adubar que o crescimento das plantas vai ser limitado.

Como saber se meu solo é ácido?

papel para medição de pH do solo

A medição do pH pode ser feita enviando amostra do solo para um laboratório ou usando um kit especial para medição, que pode ser adquirido em lojas de produtos agrícolas e de jardinagem. Mas algumas características do solo podem te ajudar a identificar como ele está.

 

Solos que apresentam a superfície de cor escura e que quando molhado mantém a umidade por mais tempo, costumam ser ácidos. O solo alcalino em geral tem superfície clara ou esbranquiçada. Já o solo neutro possui coloração e características intermediárias entre um tipo e outro.

Algumas plantas que aparecem sozinhas como capim-barba-de-bode, trevos e samambaias também são sinais que o solo está ácido.

Como corrigir o pH do solo?

O calcário dolomítico é um produto que pode ser encontrado em casas de jardinagem e produtos agrícolas e ajuda a aumentar o pH do solo, diminuindo assim sua acidez. Esse processo é chamado de calagem.

Calagem para correção do pH do soloPara corrigir um ponto do pH, deve-se usar 150 g de calcário dolomitico por m². No caso de plantios novos, misture bem com a terra do plantio, ou então distribua-o sobre o local e regue em seguida para que penetre no solo.

É recomendado que a correção do solo com o calcário seja feita uma vez por ano, de preferencia de 2 a 3 meses antes da adubação, ou seja, esse é o momento ideal para você corrigir o solo do jardim e prepara-lo para a primavera.

 

Saiba mais

Plantas como begônia, azaléa e hortênsia preferem solos mais ácidos, por isso evite aplicar calcário em vasos ou canteiros onde elas estejam.

A hortênsia é um bom indicativo do pH do solo. Em solos mais próximos do neutro (pH 7), suas flores são rosas, mudando para o azul e roxo conforme o solo vai ficando mais ácido.

hortênsia azul e rosa com diferentes pH do solo

Para saber mais sobre a qualidade e necessidades do seu solo solicite a visita de um profissional qualificado. Um jardim saudável traz beleza e economia.

 


Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre cuidados com o seu jardim você pode solicitar mais ajuda através da nossa consultoria online com um especialista. Este é o melhor modo de resolver de vez com todos os problemas do seu jardim de forma rápida e segura.

Para saber mais sobre nossa consultoria clique aqui  ou entre em contato diretamente pelo WhatsApp clicando no  link abaixo
Link para WhatsApp

    • Marilda
    • 24/06/2018
    Responder

    Pode ser colocado em cima da grama ?

      • ferrazcarneiro
      • 03/07/2018
      Responder

      Pode sim, certifique-se de espalhar bem por toda a área e será preciso regar em seguida para que o calcário chegue ao solo

Leave a Comment