Outono e as folhas caídas no jardim

Outono folhas caídas no jardim

O que vem a sua mente quando pensa no outono? Tenho certeza que você pensa em temperaturas baixando e folhas caídas no jardim certo?

Para quem tem árvores no jardim esse pensamento é ainda mais forte, chega esta época do ano e a maioria perde suas folhas. Mas nada de recolhe-las e jogar fora, veja aqui duas excelentes formas de reaproveitar essas folhas no seu jardim.

Pare recolher as folhas o mais comum é o uso de rastelos ou vassouras de grama, mas se a sua área for grande vale a pena investir em um soprador, que lhe auxiliara na tarefa de juntar as folhas caídas no jardim. Existem no mercado pequenos trituradores que são específicos para materiais como pequenos galhos e folhas que ajudam muito a diminuir o volume do material coletado.

Quando juntamos todas as folhas, normalmente nos deparamos com enormes pilhas, e ai vem a dúvida. o que fazer com elas? A maioria de nós coloca em sacolas de lixo e manda para coleta e pronto.

Jogar esse material no lixo é na verdade um grande desperdício. Com exceção do matérias doentes ou contaminados por praga, todo esse “lixo” pode trazer grande benefícios ao seu jardim.  Veja a seguir duas excelentes formas de utilizar as folhas caídas no jardim.

COMPOSTO ORGÂNICO

A técnica da compostagem é muitas vezes mau vista pela geração de odores desagradáveis. No entanto, uma compoteira bem feita praticamente não emite odores ou atrai bichos. Neste post sobre compostagem falamos um pouco sobre os tipos de composteiras e a importância da compostagem, agora é hora de juntar os resíduos do jardim aos da cozinha.

Junte as folhas secas que reAbubocolher caídas no jardim a outros  materiais orgânicos como restos de verduras, cascas de ovos e  borra de café.

Além de reduzir o volume da matéria, você ainda vai produzir um  excelente adubo para usar em todo o jardim.

 

 

 

 MULCHING

Se não quiser fazer composto, poderá fazer o mulching. Essa técnica é muito utilizada principalmente em regiões mais frias e deve ser utiliza somente em períodos mais frios e com menos chuva.mulching

São pilhas de folhas compactadas, um material seco que pode ser colocado ao redor de árvores, na horta e dentro de canteiros. Seu efeito é muito parecido ao de cascas de pinus o lascas de borracha, matérias mais comumente usados na cobertura do solo em jardins.

O mulching aumenta o teor de matéria orgânica do solo, reduz a evaporação da água do solo  diminuindo a necessidade de regas e ainda ajuda na limpeza das folhas caídas no jardim. É ideal para estes períodos de estiagem prolongadas.

 

 

Para mais dicas clique aqui e curta nossa página no facebook.

Leave a Comment