Compostagem: 5 motivos para você fazer ainda hoje

Compostagem: 5 motivos para você não fazer

 Compostagem, por que não fazer?

A gestão do lixo ainda é um tabu, ainda mais quando se fala em manter e trata-lo em casa, seja selecionando o reciclável ou “pior” ainda, com compostagem . Ideias como mau cheiro e insetos deve ser a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando pensa em lixo não é?

 

% do lixo orgânico

Selecionamos então 5 verdades que você precisa saber para fazer compostagem em casa e com isso diminuir sua produção de lixo e o impacto ambiental dele no meio ambiente.

  1. O lixo orgânico  representa em média de 30 a 50% de todo lixo produzindo em uma residência;
  2. O processo de compostagem reduz o lixo gerado em sua casa e ainda produz adubo fértil;
  3. As composteiras e os minhocários são ferramentas que nos ajudam a acelerar o processo de compostagem, transformando mais rápido, o que antes seria lixo, em matéria orgânica limpa;
  4. Uma composteira doméstica quase não ocupa espaço, nã0 da trabalho e você só precisa de uns 10 minutinhos por semana para cuidar dela;
  5. Compostagem bem feita não dá mau cheiro e nem atrai bichinhos.

Tenho certeza que pelo menos um desses motivos faz com que você tenha uma composteira.


O Problema

Lixão a céu aberto

Muitas famílias já perceberam uma enorme redução no volume de lixo produzido em suas casas com a separação dos materiais recicláveis, mas para muitos essa tarefa ainda é dispendiosa, nojenta ou sem importância. Seja pelos motivos a cima ou pela simples falta de interesse, negligenciamos os resíduos que produzimos, mas nos flagramos indignados com casos de industrias que despejam seus resíduos em rios, lagos ou qualquer outra forma inadequada.

A má gestão do lixo é um problema social, ambiental e de saúde publica e não só os governos são responsáveis por eles, mas também nós, que os produzimos. Como já foi dito, 50% do lixo produzido na sua casa é orgânico, ou seja, restos de alimentos que poderiam ser processados transformando-se em adubo pela compostagem, mas que são enviados para aterros cada vez mais cheios e que, sem espaços disponíveis, se aproximam cada vez mais das cidades.

Tratar e lidar com o lixo é algo que sempre tentamos evitar, mas a partir de que momento o alimento vira lixo? Quando você o joga lá.


A Compostagem


Produto da compostagem

A compostagem é um processo biológico em que micro-organismos promovem a decomposição dos alimentos reciclando o lixo orgânico. O produto gerado neste processo é o composto orgânico, um material rico em nutrientes que pode ser utilizado para adubar e melhorar a qualidade do solo. Realizada a muitos séculos em ambientes urbanos, domésticos e ruais por todo o mundo, gera um produto limpo, livre de mau cheiro e patógenos.

Vantagens

  • Realiza fixação de CO2;
  • Não libera gás metano na atmosfera;
  • Diminuição nos custos de transporte e coleta do lixo;
  • Aumenta a disponibilidade de espaço nos aterros;
  • Redução do passivo ambiental em industrias, e
  • Redução do uso de fertilizantes químicos.

Até agora conseguimos vários motivos para você fazer compostagem em casa, mas se ainda não te convencemos continue lendo…


As Composteiras

compo  De diversos modelos, tamanhos e preços, até mesmo modelos automáticos, seja para casas ou até mesmo apartamentos, as composteiras auxiliam e muito no processo da compostagem. Se você tiver espaço no jardim você não precisa necessariamente de uma composteira para fazer compostagem em casa, mas ela traz vantagem que com certeza vão te deixar sem argumentos para não reciclar seu lixo orgânico. Neste link tem mais informações sobre compostagem e como montar uma composteira para pequenos espaços.

  • Quando compostas por sistemas fechados, impedem a entrada de insetos;
  • Algumas composteiras evitam a fermentação, não havendo liberação de mau cheiro
  • O material não fica exposto nem visível;
  • Você pode comprar modelos prontos ou produzir uma em casa;
  • São praticas, higiênicas e cabem até em apartamentos.composteira

 

 

 

 

E ai, já se convenceu a fazer compostagem também? Ainda não sabe como fazer ou o que tipo de matéria orgânica pode ser utilizada? Fique de olho no nosso blog e no facebook que em breve teremos mais post sobre como fazer compostagem.

Leave a Comment