Home office: 3 dicas indispensáveis para montar o seu

Home office

Muito profissionais hoje em dia optam por trabalhar em casa, nos chamados Home Office, ele tem diversas vantagens e nem precisamos cita-las aqui, no entanto, misturar a rotina da casa com o trabalho é um dos maiores vilões para quem opta por estilo de trabalho. Para que o trabalho seja eficiente é necessário separar um espaço da casa exclusivamente para isso e que atenda todas as necessidades para o seu trabalho.

Veja a seguir o passo-a-passo para montar um home office organizado e funcional.

1. Defina as necessidades do espaço

O primeiro passo para a organização de um home office é listar todos os materiais que você usa no dia a dia do seu trabalho e que devem estar sempre a mão, além das necessidades especificas do seu trabalho como recepção de clientes por exemplo. Ter de ficar se deslocando pela casa em busca de materiais de trabalho diminuí o foco e a concentração, reduzindo o rendimento do seu trabalho, por isso deixe tudo sempre o mais próximo de você.

Equipamentos como computador, impressora e telefone necessitam de tomadas e cabos de conexão, opte por locais onde eles já existam, diminuindo assim a necessidade de intervenções. Caso isso não seja possível, a instalação de fiação em conduítes externos pode resolver o problema e ainda ser integrado na decoração.

Conduíte aparente e tomadas home office

Na maioria dos home office uma única mesa pequena instalada encostada na parede já é suficiente e ocupa pouco espaço, já em casos onde é preciso receber clientes ou ainda uma mesa maior ou até uma mesa extra, uma para realização de desenhos e outra para o computador por exemplo, a mesa deve ficar separada da parede ou em “L”, necessitando assim de um espaço mais amplo.

Dica: O espaço é pequeno? Usar as paredes além de estético é funcional. Ganhe espaço com estantes, nichos, prateleiras e móveis dobráveis.

 

2. Organização do Home Office

Definido tudo que vai precisar e o espaço necessário, agora é mais fácil de achar dentro da sua casa o local onde você poderá colocar todas suas ferramentas. Seja no quarto de hospedes, na sala ou até no seu próprio quarto é importante atentar-se á alguns fatores básicos para tornar seu dia a dia no trabalho muito mais prazeroso, como a organização do espaço.

Como já foi dito, a mesa deve ter o tamanho necessário para as suas atividades (computador, desenhos, leitura…) e para que ele seja bem aproveitado deve conter o mínimo possível de materiais que não sejam de uso constante. Se você não usa a impressora com frequência opte por deixa-la sob a mesa, por exemplo, assim você diminui a poluição do local e aumenta sua área de trabalho. Livros de consulta, pastas, e outros papéis devem ficar organizados em prateleiras, gavetas ou arquivos, mas sem esquecer-se de deixar sobre a mesa sempre uma caneta e um bloco de anotações. Nunca se sabe quando a inspiração ou uma ligação vai chegar.

Home office em l

As prateleiras são peças curinga na organização de um home office pois, além de  ajudar na organização são excelentes na decoração e não ocupam espaço de circulação. Outra excelente opção são os nichos que já decoram e dão graça ao ambiente, podem ser distribuídos pela parede conforme a necessidade, contendo materiais de trabalho ou decorativos.

Dica: não quer deixar à mostra? Use caixas organizadoras, são excelentes para as miudezas e objetos pessoais.

 

 

3. Vá às compras (ou não)

No primeiro passo definimos tudo que precisaríamos para o home office, mas será que sua lista tem tudo mesmo? Não se esqueça de ter sempre em mãos artigos de papelaria como folhas, grampeador e demais materiais de uso do escritório.

Depois de se certificar que não falta nada na sua lista, faça uma varredura em casa e veja tudo que você já tem que possa ser reaproveitado no Home Office. Economizar em alguns itens possibilita um investimento maior em itens indispensáveis como uma boa cadeira.

Lista pronta, então é hora de ir às compras.

Se o local onde ficará sua mesa não estiver próximo a uma janela ou não receba luz natural em algum período do seu trabalho a luz artificial pode ser obtida por luminárias de mesa, pendentes ou até lâmpadas embutidas em uma prateleira. Lembre-se no entanto, de sempre dar preferencia à luz natural, não sendo possível, escolha lâmpadas adequadas para melhor conforto visual.

As peças de mobiliário podem ser compradas prontas ou feitas sobre medida. Existem no mercado inúmeros modelos de mesas e escrivaninhas, você deve escolher aquela cujo tamanho seja suficiente para as suas atividades e adequada ao seu espaço.  Já a cadeira é um item que deve ser muito bem pensado e vale um investimento mais generoso, afinal de contas você vai passar muitas horas nela e precisará que ela seja confortável e segura para sua coluna.

Dica: Para economizar pesquise valores e qualidade dos produtos em diversas lojas e, muito cuidado, muitas vezes o barato pode sair caro. Se você quer que seus móveis durem, qualidade é indispensável.

 

Tudo pronto no Home Office, não se esqueça de combinar com os moradores da casa qual seu horário de trabalho, evitando assim interrupções e distrações como o barulho da TV.

E bom trabalho.

Leave a Comment