Cuidados com o jardim no inverno

cuidados com o jardim no inverno

O inverno chegou, as chuvas diminuíram, sua grama cresce mais devagar e algumas pragas até somem do seu jardim. Parece que vai tudo bem com o seu jardim, ai chega a primavera e ele não está como você gostaria?

É comum as pessoas acreditarem que no inverno todas as plantas estão em dormência e por isso não precisam cuidados. MITO!

A dormência é um fenômeno onde as plantas diminuem seu metabolismo, como se estivessem dormindo, muitas destas perdem suas folhas e consomem menos água e nutrientes e guardam sua energia para a chegada da primavera. Isso é muito comum em plantas como os pinheiros.

Acontece que no Brasil, um país de clima tropical e por isso, que tem um inverno mais ameno, nem todas as plantas do seu jardim entram em dormência. Algumas inclusive produzindo flores ou furtos.

Nesta época do ano os cuidados com o jardim são mais simples, mas nem por isso menos importante. A seguir você vai conhecer os 5 cuidados essenciais que você precisa ter no seu jardim para um inverno mais saudável.

Cuidados com o jardim no inverno

1. Rega

Em dias mais frios a água evapora com mais devagar, fazendo com que o solo fique mais tempo molhado.

Aumente o intervalo entre as regas e prefira molha-las pela manhã, pois assim o excesso de água evapora durante o dia evitando o encharcamento do solo, o que dificulta a respiração das raízes podendo causar seu apodrecimento e o aparecimento de fungos.

 cuidados com o jardim no inverno

2. Adubação

Se você já fez a correção do solo, como explicado no post sobre pH do solo (aqui), você deve esperar de dois a três meses para fazer a adubação (no final do inverno). Caso contrário ainda é tempo de preparar o solo para a primavera.

Se você não tiver preparado seu jardim para o inverno (mais de dois meses desde a ultima calagem) e as plantas que estão em crescimento, floração ou frutificação estiverem precisando de uma adubação, ela será bem vinda, mas opte pelos adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, que têm liberação mais lenta e assim não queimam a planta.

 

3. Podas e gramados

O final do inverno é o melhor momento para a retirada dos galhos e ramos secos ou doentes, liberando espaço nos arbustos para os novos ramos e folhas que surgiram. Mas atenção, plantas com botões ou flores não devem ser podadas.

Já o gramado cresce menos no inverno, mas não é por isso que você pode deixar de corta-lo. Manter a grama aparada garante que toda a folha consiga receber a quantidade adequada de sol e evita que ela fique amarelada. Nunca deixe a grama crescer demais, além da dificuldade da chegada de luz próximo as raízes, cortar a grama quando ela esta muito alta faz com que ela perca mais água.

 

4. Pragas e doenças

O inverno também é época ideal para combater pragas e doenças. A maioria delas reduz sua proliferação neste período, sendo um bom momento para controlá-las de forma mais eficiente. Fugindo à regra, algumas doenças fúngicas aumentam neste período, principalmente em regiões com longos períodos chuvosos. O mesmo acontece com as lesmas e caramujos que se aproveitam da umidade, e da temperatura amena.

Para evitar a infestação por estas pragas e doenças é importante remover os restos das plantas que estão mortas ou fracas nos canteiros. Retirar galhos secos, flores, frutos e folhas caídos, e colocá-los na compostagem, também ajudam a manter as pragas afastadas.

Pulverizações preventivas, com fungicidas a base de cobre, devem ser realizadas pelo menos a cada mês.

 

5. Proteção contra o frio

Em regiões com ocorrência de geadas ou temperaturas muito baixas é preciso proteger as hortaliças e a mudas. Cubra-as com lonas, manta de bidim ou tecidos de tnt durante a noite para evitar queimaduras.

Quanto ao gramado, muitas pessoas acreditam que é preciso cobri-lo com terra nesta época, MITO! A terra pode sufocar o gramado e compactar o solo dificultando a passagem de ar, água e nutrientes. Caso necessário prefira a cobertura com areia.


 

Você acabou de ver os 5 cuidados essenciais para uma jardim bonito e saudável até mesmo no inverno. É verdade que sua manutenção é mais simples nesta época do ano, mas atenção, antes de realizar tarefas como poda, adubação ou combate a pragas consulte um profissional, ele lhe auxiliara para que você não erre e mantenha seu jardim pronto para encarar o inverno sempre bonito e saudável.

 

Então não se esqueça:

1. Molhe menos e pela manhã
2. Não use adubos químicos
3. Não deixe a grama muito alta
4. Fique de olho nas pragas e doenças
5. Proteja suas plantas

Se você achou este post importante compartilhe para que todos possam ter um jardim mais saudável e um mundo mais bonito e florido.

Leave a Comment