Como cuidar das plantas no calor

Vaso de alecrim e hortelã com enfeite de mini regador roxo

⠀⠀⠀

Muito mais esperta que nós humanos, na natureza as plantas mais sensíveis à perda de água, geralmente se encontram sobre a copa de outras árvores, recebendo luz filtrada mas sem receber o sol direto, quente e intenso.

Quem já entrou em um bosque ou mata nata deve se lembrar que mesmo nas áreas mais claras, ainda era bem mais fresco que ao ar livre.

Outros aspecto que também ajuda muito é o microclima formado pela existência de diversos tipos de plantas no mesmo lugar, que transpiram água e ajudam a manter a umidade no local.

Já espécies como as plantas do cerrado e as de deserto, como cactos e suculentas, desenvolveram inúmeras habilidades para resistir melhor ao calor e a perda de água.

Conhecer melhor a fisiologia das plantas, seu habitat natural e o funcionamento dos biomas nos ajuda tanto a escolher as plantas certas para cada ambiente como saber como cuidar melhor de cada planta.

Na natureza as plantas sofrem bem menos com as variações climáticas do que em nosso jardim, tentar imitar as condições da natureza no seu jardim diminuirá a necessidade de manutenção e suas plantas ainda ficarão muito mais saudáveis!


É possível diminuir os cuidados com as plantas nos dias mais quente? Sim!


Aqui vão algumas dicas para diminuir a necessidade de cuidados com as plantas nos dias mais quente:⠀

Ao planejar um jardim prefira deixar expostas ao sol plantas adaptadas ao pleno sol⠀

Crie substratos onde uma planta possa proteger a outra⠀

Crie um microclima. Quanto mais plantas juntas, melhor ele será⠀

Tente ter o máximo de elementos naturais como a água (sempre se atentando à dengue!) ⠀

Jardim com pedriscos no chão, plantas em vasos e na parede. ao centro um gatinho brincando em uma fonte de água

Procure auxilio de um profissional para te ajudar a identificar quais cuidados são necessários no seu jardim e como deixa-lo mais autossustentável⠀

Mas, se ainda ficar alguma dúvida, é só marcar uma consultoria exclusiva para o seu jardim.
>> Clique aqui para saber mais <<

⠀⠀

Leave a Comment