Cobrir a grama com terra pode destruir seu gramado

Muitas pessoas acreditam que no inverno é preciso cobrir a grama com terra no jardim. Mas a verdade é que isso pode acabar destruindo seu gramado. Essa prática é usada em lugares onde ocorrem geadas intensas ou neve, caso contrario NUNCA deve ser feita. Ou seja, na maior parte do Brasil seu efeito pode ser desastroso para o jardim.

A terra na cobertura não aduba o gramado e também não corrige problemas de nivelamento do solo. Pelo contrario, por ser pesada, acaba muitas vezes  por compacta-lo e dificultar ainda mais a distribuição de água, nutrientes e o crescimento das raízes.

Além de abafar a grama diminuindo seu crescimento, muitas vezes a terra utilizada traz junto doenças e sementes de pragas que acabam germinando na primavera e infestando todo o jardim.

A cobertura do gramado pode ser feita mas com materiais adequados e SEMPRE após a aeração do solo, que deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Aprenda agora como cobrir a grama corretamente para adubar ou nivelar o terreno.

Como cobrir a grama com areia

Comece removendo todas as ervas daninhas do jardim, tentando tirar junto a raiz e então corte a grama.

Agora o mais importante, a aeração do solo. Faça furos por todo o terreno usando um garfo de jardim ou outra ferramenta apropriada. Isso vai permitir que a areia e o adubo se misturem na terra e aumenta a circulação de ar no solo.

A cobertura deve ser feita entre o final do inverno e inicio da primavera espalhando um fina camada de uma mistura que contenha 30% areia média, 70% de substrato para gramado e adubo, optando preferencialmente pelo adubo orgânico.

Infográfico Receita de como cobrir a grama com areia

Clique na imagem para ampliar

Após cobrir a grama é importante rega-la. Um mês depois, recomenda-se o uso de NPK 28-18-6 ou 20-10-1 espalhado uniformemente sobre a grama.


 

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre cuidados com o seu jardim você pode solicitar mais ajuda através da nossa consultoria online com um especialista. Este é o melhor modo de resolver de vez com todos os problemas do seu jardim de forma rápida e segura.

Para saber mais sobre nossa consultoria clique aqui  ou entre em contato diretamente pelo WhatsApp clicando no  link abaixo
Link para WhatsApp

    • jailson fernandes
    • 09/01/2019
    Responder

    muito bom

  1. Responder

    Muito bom o seu artigo!
    Conteúdo ótimo e de fácil entendimento!
    Conte conosco para informações sobre grama

Leave a Comment